Nacido no interior de São Paulo, na cidade de Piracicaba, o apresentador Gilberto Barros, conhecido do povo brasileiro como “Leao” começou a sua carreira na Rádio Difusora de Lucélia, Passou por Lins, onde cursou a Faculdade de Engenharia, enquanto trabalhava paralelamente na Lins Rádio Clube. Mais tarde, tornou-se apresentador da Rede Globo, trabalhando ao mesmo tempo em emissoras de rádio de Bauru (Bauru Rádio Clube - da Rede Bandeirantes e a Terra Branca .

Em 1987, mudou-se para São Paulo, onde foi contratado pela Rádio Globo, com seu programa líder de audiência no horário.

Convidado pela TV Record passou a apresentar o programa "Disque-Record", programa jornalístico que lidava com os problemas diários da população de São Paulo e região. Depois foi convidado a apresentar o programa "Cidade Alerta", e o fez durante alguns meses, até assumir o comando do programa "Leão Livre. Depois foram lançados os programas "Quarta Total" e "Domingo Show", ainda na Tv Record.

Em 2002, o apresentador deixou a emissora e foi contratado pela Rede Bandeirantes, onde estreou comandando o Sabadaço e posteriormente o programa "Boa Noite Brasil", chegando a ser o apresentador com maior tempo de exposição semanal na televisão brasileira.

Até agosto de 2008 apresentou o programa A Grande Chance!